Revista Educação e Linguagens, Vol. 5, No 8 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO TIMOR LESTE: ALGUMAS EXPERIÊNCIAS DE UMA PROFESSORA BRASILEIRA

Delton Aparecido Felipe, Fabiane Freire França

Resumo


Keu Apoema é professora na Universidade Nacional Timor Lorosa’e – UNTL, localizada no Timor Leste, Mestra em Educação pela FACED/Universidade Federal da Bahia, especialista em arte e educação pela PUC Minas e graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco. Em suas pesquisas aborda o trânsito das narrativas orais da tradição para a contemporaneidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Arte e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias lúdicas e participativas, narrativas orais e contação de histórias. Trabalha como consultora em processos de formação diversos e, entre os anos de 2012 e 2013, desenvolveu os projetos “Ziri-Ziri: contos Daqui e Dacolá” e “Cheganças”. Pelo primeiro, circulou com espetáculos de contos africanos e uma exposição fotográfica com imagens feitas em Burkina Faso, país no qual fez uma residência artística no período de 2011 a 2012. No segundo, coordenou uma proposta de intercâmbio entre contadores de histórias tradicionais e contemporâneos e formação e circulação de rodas de histórias. Atualmente, Keu Apoema integra o Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (http://pqlp.pro.br/), que tem como objetivo a formação docente inicial e continuada, fomento ao ensino da Língua Portuguesa e apoio ao Ensino Superior. Pelo programa ensina Artes e Cultura no departamento de formação de professores da Universidade Nasional Timor Lorosa'e, bem como coordena o grupo de contadores de histórias Haktuir Aiknanoik, ligado ao Departamento de Letras da mesma universidade, em conjunto com a professora timorense Fernanda Sarmente.


Texto Completo: PDF