Revista Educação e Linguagens, Vol. 5, No 8 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MODELO TEÓRICO DO CADERNO “FOLHA CIDADES” DA FOLHA DE LONDRINA: FERRAMENTA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

Eliana Merlin Deganutti Barros, Gabriela Martins Mafra

Resumo


Este trabalho é fruto de resultados obtidos no desenvolvimento do projeto de pesquisa “Gêneros da mídia jornalística como objetos de transposição didática externa”. O objetivo geral do artigo é apresentar parte de um modelo teórico do Caderno Folha Cidades da Folha de Londrina, focado no mapeamento dos gêneros textuais desse Caderno. A fundamentação teórico-metodológica baseia-se nos estudos do Interacionismo Sociodiscusivo, tanto na vertente de análise de textos como da transposição didática de gêneros textuais. O modelo teórico aqui apresentado revela-se como um suporte para a elaboração de inúmeros materiais didáticos voltados ao ensino de gêneros do jornal, tendo, sobretudo, a Folha de Londrina como objeto mediador da aprendizagem da língua.

Texto Completo: PDF