Revista Educação e Linguagens, Vol. 5, No 8 (2016)

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A HORA DA RODA COMO ATIVIDADE FACILITADORA DO DESENVOLVIMENTO DO JUÍZO MORAL DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Rita Melissa Lepre, Bianca de Oliveira

Resumo


A pesquisa que apresentamos teve como objetivo central estudar a hora da roda como uma atividade permanente capaz de desenvolver o juízo moral das crianças, quando realizada de forma planejada, com objetivos claros e intervenções refletidas por parte do professor. Por meio de observação, entrevistas e discussão de dilemas morais, foi possível comprovar que no decorrer da hora da roda surge uma variedade de temas morais a partir dos conflitos existentes, durante ou anteriores a roda, e que é possível abordá-los não só por meio dos episódios reais, mas também mediante situações hipotéticas a partir da leitura ou contação de histórias e/ou dilemas que contemplem temas morais. Apesar de se detectar essas possibilidades, a investigação demonstrou que esse espaço não é aproveitado na sua potencialidade. O estudo em questão corrobora com a ideia de que o desenvolvimento moral pode, e deve, ser trabalhado junto às crianças desde a Educação Infantil.

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