Revista Educação e Linguagens, Vol. 6, No 11 (2017)

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A ABORDAGEM DA INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE ESPANHOL LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DOS GÊNEROS “CARTEIRA DE IDENTIDADE”, “VISTO” E “PASSAPORTE” APRESENTADOS NO LIVRO DIDÁTICO CERCANÍA JOVEN

Lourdes Maria Azucena Molina, Cinara Leal Azevedo, Maria Tereza Nunes Marchesan

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar como é apresentada e trabalhada a interculturalidade por meio de exercícios de leitura dos gêneros textuais “carteira de identidade”, “visto” e “passaporte” propostos no livro didático Cercanía Joven, material utilizado no ensino de língua espanhola estrangeira em escolas públicas no Estado de Rio Grande do Sul. Para tal, abordam-se os pressupostos teóricos da teoria de gêneros textuais, de leitura e da Interculturalidade. Os resultados apontam a colaboração dos gêneros textuais e da Interculturalidade estimulando os estudantes a se comunicarem de forma efetiva, escolhendo recursos adequados a diferentes situações de interação.


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