Revista Educação e Linguagens, Vol. 6, No 10 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DESEMPENHO DE ESCOLARES DO 5º ANO EM TAREFAS DE JULGAMENTO E CORREÇÃO GRAMATICAIS

Maria Claudia Arvigo, Simone Aparecida Capellini

Resumo


Nos últimos anos, a consciência metalinguística assumiu papel de destaque no desenvolvimento das habilidades escolares. O presente trabalho buscou compreender e comparar o conhecimento sintático de escolares, por meio de tarefas de Julgamento e Correção Gramaticais. Participaram do estudo 58 escolares do 5º ano (29 alunos de uma escola municipal de Jundiaí e outros 29 alunos de uma escola estadual de Campinas). A análise estatística dos resultados demonstrou um rendimento aquém ao visto na literatura, representando uma possível não dissociação entre as gramáticas da fala e da escrita por parte dos escolares. Ainda assim, os instrumentos utilizados mostraram-se, em parte, satisfatórios na observação do conhecimento sintático de escolares ao término da alfabetização, todavia, possíveis ajustes serão necessários.


Texto Completo: PDF