Revista Educação e Linguagens, Vol. 6, No 10 (2017)

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A LITERATURA NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO PENSAMENTO DE ANTONIO CANDIDO

Adelannia Chaves Dantas, Manoel Freire

Resumo


A Literatura cumpre funções específicas na vida do homem, agindo direta ou indiretamente na sua formação intelectual, considerando aspectos tanto psicológicos quanto sociais. Nos ensaios “A literatura e a formação do homem” (1999) e “O direito à literatura” (2004), Antonio Candido afirma que a Literatura está ligada à formação do homem em todos os seus níveis. Partindo da função social abordada pelo estudioso, o presente trabalho tem por objetivo propor uma discussão sobre as proposições apresentadas por Candido em relação ao contato do indivíduo com a literatura, considerando a contribuição desta para a formação social do sujeito. Propõe-se aqui um estudo de caráter qualitativo, levando em consideração as particularidades presentes no sistema de ensino e as possíveis contribuições de Antonio Candido para o ensino de literatura.

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