Revista Educação e Linguagens, Vol. 7, No 12 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DIÁLOGOS ENTRE SABERES E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE ESTRUTURA MULTIPLICATIVA

Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Maria das Graças Bezerra Barreto

Resumo


Esse artigo tem o propósito de analisar o conhecimento profissional de um grupo de professores que ensinam matemática na Educação Básica a respeito dos tipos de problemas com estruturas multiplicativas e como eles são veiculados em sala de aula. A pesquisa de caráter qualitativo desenvolveu-se no contexto de formação continuada do Projeto Observatório da Educação envolvendo 14 professoras com formações diferenciadas (Pedagogia e Matemática). A análise dos dados focou os momentos de reflexões e diálogos ocorridos na realização das atividades e mostrou que as professoras reconheceram que a competência profissional requer, além do conteúdo, o conhecimento de diversas estratégias pedagógicas e saberes para desenvolver em sala de aula, atividades investigativas com diferentes tipos de problemas.


Texto Completo: PDF