Revista Educação e Linguagens, Vol. 9, No 16 (2020)

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CONTRIBUIÇÕES INTERDISCIPLINARES DE PSICOPEDAGOGIA E FONOAUDIOLOGIA NA POTENCIALIZAÇÃO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS SUPERIORES EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Áurea Alves Guimarães, Carolina Lisbôa Mezzomo, Janice Vidal Bertoldo

Resumo


 

Quando se trata de intervenções psicopedagógicas em interface com intervenções fonoaudiológicas e, mais ainda, quando se refere sobre a interferência no desenvolvimento e aprendizado de crianças diagnosticadas com algum dos transtornos de aprendizagem, o trabalho com as funções executivas superiores (FES) é essencial. Assim, este artigo trata das definições e conceitos das FES e sobre o impacto dessas nos transtornos de aprendizagem, referentes aos papéis, funcionalidades e interferências no processo de aprendizagem de crianças, como também, as contribuições da psicopedagogia e da fonoaudiologia no fortalecimento e estímulo das FES em crianças com algum transtorno de aprendizagem. Como metodologia, o artigo traz a pesquisa de revisão narrativa. Essa categoria de artigos se caracteriza por serem publicações amplas, a fim de discutir sobre determinado assunto, sob o ponto de vista teórico ou contextual. Conclui-se que a psicopedagogia e a fonoaudiologia contribuem adequadamente e de forma significativa, complementar, ao processo de estímulo e desenvolvimento das funções executivas em crianças com transtorno de aprendizagem.

 


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