Revista Educação e Linguagens, Vol. 8, No. 14 (2019)

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EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA: GÊNERO E SEXUALIDADE EM TEMPOS DE ESCOLA “SEM” PARTIDO – ENTREVISTA COM FERNANDO SEFFNER

Jean Plabo Guimarães Rossi, Ricardo Fernandes Pátaro

Resumo


Esta entrevista foi cordialmente concedida pelo professor Fernando Seffner em abril de 2019 nas dependências da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/Campus de Campo Mourão, por ocasião de palestra proferida por Seffner durante a Aula Magna do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) com o tema “Democracia, Escola e Ensino de História”. As reflexões realizadas por Seffner nesta entrevista versam sobre questões de gênero, sexualidade e o movimento auto denominado Escola Sem Partido (ESP). Diante dos embates políticos da atualidade, Fernando Seffner discute a respeito da liberdade de ensinar e aprender e reflete sobre a relevância de perspectivas pós-estruturalistas, estabelecendo um paralelo com outras/os autoras/es que também fazem parte deste campo científico. Ao fim da entrevista, Seffner deixa um convite a todas e todos que desejam lutar em defesa de um ensino laico, plural e democrático, explanando acerca do Movimento Ação Educação Democrática, no qual tem se engajado atualmente. O Ação Educação Democrática é organizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), em parceria com o Movimento Educação Democrática.


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