Revista Educação e Linguagens, Vol. 3, No 5 (2014)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FONTES ESCRITAS E IMAGENS EM SALA DE AULA DE HISTÓRIA: REFLEXÕES NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Arthur Rodrigues Fabrício, Crislane Barbosa Azevedo, Liliane Tereza Pessoa Cunha

Resumo


O presente artigo analisa a execução de projeto sobre o ensino de História com caráter de intervenção e pesquisa, desenvolvido no âmbito da formação docente inicial, especificamente, como parte integrante de atividades de estágio supervisionado. O lócus das ações foi uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental. Buscou-se responder à seguinte questão: como utilizar fontes escritas e imagens em sala de aula de História na Educação Básica de modo a promover a aprendizagem dos alunos? Os resultados da investigação demonstram a possibilidade de tratamento de tais tipos de fontes como mediadores entre alunos e conhecimento, o que pode ser visto mediante o crescimento da participação dos discentes nas atividades escolares bem como melhorias na capacidade de leitura e interpretação de documentos.


Texto Completo: PDF