Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino, Vol. 9, No 2 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AGROTÓXICOS: BENFEITORIAS E INFORTÚNIOS NA PERSPECTIVA DE DISCENTES DO ENSINO MÉDIO

JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES, KERGINALDO RÉGIS SOUSA SILVA, THIAGO EMANOEL BEZERRA DA COSTA, MAURICIO ALMEIDA VALE FILHO, GERMANA COSTA PAIXAO

Resumo


Esse trabalho tem o intuito de compreender o conhecimento discente sobre os benefícios e malefícios causados pelos agrotóxicos. A pesquisa é um estudo de caso de abordagem mista, ocorrida durante fevereiro a abril de 2018, cujos dados foram coletados através de um questionário aplicados aos alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Russas-CE. Diante disso, foi observado que 61% dos alunos conceituaram agrotóxicos da forma correta, além de 58,1% demonstrarem os benefícios, citando, por exemplo, o combate as pragas e não ter perda de produção, e os malefícios dos agrotóxicos, principalmente para o meio ambiente (poluição do solo e das aguas) e para a saúde (problemas respiratórios e genéticos). Portanto, foi observado a existência do conhecimento sobre essas substancias químicas por parte dos participantes dessa pesquisa, porém ainda há a necessidade de uma melhor difusão e aprofundamento dos saberes acerca do tema.

Texto Completo: PDF