Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino, Vol. 3, No 2 (2012)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PRATICANDO A GEOMORFOLOGIA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Flávio Lopes Holgado, Kátia Kellem da Rosa

Resumo


Diante da necessidade de estimular o desenvolvimento de atividades pedagógicas que explorem as experiências individuais dos alunos, o trabalho analisou propostas de utilização de recursos didáticos para o ensino de geomorfologia na educação básica: a) aplicação de atividades de ensino com o uso integrado de imagens de satélite, fotografias aéreas e trabalho de campo para a análise das transformações da paisagem no município de São Leopoldo/RS e outra com a elaboração de maquetes do relevo do Rio Grande do Sul e da representação de um setor de um curso fluvial. As propostas se destacam como um importante recurso para estimular o interesse pela geomorfologia nas aulas de Geografia. O ensino de geomorfologia, com a utilização de atividades de campo aliado a outros recursos didáticos pode proporcionar uma maior compreensão dos elementos inter-relacionados que compõe a paisagem e observados no cotidiano.

Texto Completo: PDF