Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino, Vol. 11, No 1 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A GEODIVERSIDADE NA GEOGRAFIA ESCOLAR: REFLEXÕES TEÓRICAS E A IMPORTÂNCIA DA GEOEDUCAÇÃO

João Victor Mariano da Silva, Marcelo Martins de Moura Fé

Resumo


A educação pode ser entendida como uma forma de disseminação dos conteúdos científicos no ensino básico, assim como uma das formas de divulgação e valorização da geodiversidade. Nesse contexto, o objetivo aqui é analisar como a geodiversidade vem sendo trabalhada no âmbito escolar, a partir da disciplina de Geografia, e como a geoeducação (vertente da educação ambiental) pode contribuir para a sua disseminação no ensino básico formal. Metodologicamente foram realizados levantamentos bibliográfico e documental relacionados às temáticas, estudo da Base Nacional Comum Curricular, associada à análise da geoeducação para aplicação no ensino. Como resultado, percebe-se que a geodiversidade, embora venha sendo uma temática bastante discutida na atualidade, ainda vem sendo tratada de forma isolada no ensino de geografia e que, assim, a geoeducação pode contribuir na disseminação desse importante segmento do patrimônio natural, além de ajudar na integração dos assuntos referentes a essa disciplina.

Texto Completo: PDF