Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino, Vol. 11, No 1 (2020)

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A FORMAÇÃO DOS MEDIADORES CARTOGRÁFICOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DOS ESTUDOS CIENTÍFICOS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MULTILETRAMENTOS, MULTIMODALIDADE E CARTOGRAFIA

Daniel Cardoso Alves, Isabel Cristina Alves da Silva Frade

Resumo


Este artigo objetiva investigar as perspectivas dos estudos no campo da Educação envolvendo a temática práticas multiletradas de leitura cartográfica de textos multimodais, especialmente os mapas temáticos, no cenário de geógrafos e pedagogos em formação inicial num contexto social altamente alterado pela tecnologia. Para tanto, adota uma abordagem qualiquantitativa e utiliza dos procedimentos pesquisa bibliográfica e documental, constituindo-se, assim, como uma revisão de literatura. Dentre os resultados, constata-se a incipiência de estudos sobre a temática em todas as áreas do conhecimento e, especificamente na Educação, cuja área registra, de um universo de 616 pesquisas levantas, apenas 02 com abordagem mais aproximada da temática investigada. A análise desses dados evidencia a necessidade de mais estudos sobre o tema, os quais são essenciais para a compreensão do leitor mediador-cartográfico, notadamente, do geógrafo e pedagogo, que são, conforme disposição da Resolução do Conselho Nacional de Educação Nº. 2/2019, os profissionais responsáveis pela mediação da cartografia escolar na Educação Básica.

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