Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino, Vol. 11, No 2 (2020)

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MAPAS MENTAIS COMO SUPORTE PARA INTERPRETAÇÃO DE ÁREAS IMAGEADAS POR VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO NO ENSINO DE CARTOGRAFIA

Adéliton da Fonseca de Oliveira, Alisson José Eufrásio de Carvalho, Cássia do Carmo Pires Fernandes

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo a aplicação e avaliação qualitativa de mapas mentais na interpretação de áreas imageadas por VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) como suporte nas aulas de cartografia. Neste sentido foi realizada uma pesquisa com alunos do 3º módulo do curso técnico em Agrimensura do IFMG – Campus São João Evangelista – MG que tem por objetivo integrar no processo ensino-aprendizagem da Cartografia o estudo sobre a representação cartográfica, conhecimentos sobre o espaço cotidiano e imagens VANT para construção de mapas mentais. Para elaboração do material cartográfico foram realizados 2 (dois) planos de voo com VANT, a área 01 composta por edificações e culturas perenes (café e eucalipto) e a área 02 no setor de horticultura do Campus. Foram elaborados mapas mentais analógicos e digitais, sendo os mapas digitais em escalas diferentes para as áreas 01 e 02, respectivamente. Já os mapas analógicos seguiram uma escala padronizadas entre os elementos dos mapas. Conclui-se que no processo de elaboração de mapas mentais, o uso de imagens aéreas VANT são necessárias para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem e cognitivo do espaço geográfico na formação do aluno.

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