Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino, Vol. 11, No 2 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CLIMA URBANO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA A PARTIR DA TEORIA DE DAVID AUSUBEL

Francisco Bráz Matos, Juliana Maria Oliveira Silva

Resumo


O ensaio apresentado pretende tecer uma reflexão sobre o ensino de clima urbano, sabendo que, o tema é muito importante no que concerne à organização do espaço geográfico. Logo, o trabalho é uma reflexão inicial, que está arraigado sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel (1963), que no geral, acredita que o elemento mais importante da aprendizagem é o que o aluno já sabe. Logo, é discutido brevemente sobre o ensino de climatologia, depois é feito a discussão sobre ensino de clima urbano. Por fim, é feito com base na aprendizagem significativa uma proposição metodológica para o ensino de clima urbano. Assim, o trabalho vem trazer à tona a importância do ensino de climatologia urbana, a importância de resgatar os conhecimentos que os alunos já possuem e contribuir com metodologias para o ensino de clima urbano, que torne o processo de ensino e aprendizagem mais prazerosos.

Texto Completo: PDF