Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino, Vol. 11, No 2 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PERSPECTIVAS DO PROJETO PEDAGÓGICO EM GEOGRAFIA: REDES GEOGRÁFICAS E MEIO AMBIENTE

Julio César Masoto de Souza, Luana Aparecida Castro Firmino

Resumo


As redes geográficas e o meio ambiente são dois temas importantes no ensino de Geografia, sendo potencializados quando trabalhados de forma integrada em projetos pedagógicos. Estes conceitos possibilitam a análise espacial dos fenômenos socioambientais, desde que o cotidiano dos alunos seja incluído no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo promover a articulação e a aproximação dos estudantes junto ao órgão ambiental municipal competente para discutir soluções para os problemas socioambientais da cidade e do bairro. Para isso, os conteúdos foram trabalhados de forma rizomática a fim de trazer à tona o cotidiano do aluno. Foram utilizadas as fotografias para a construção de um mapa interativo e dinâmico, que serviu para espacializar e mensurar os problemas socioambientais da cidade sob a perspectiva de cada aluno. O público alvo foram os estudantes do terceiro ano do ensino médio, da rede pública estadual, localizado na cidade de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. Os resultados foram satisfatórios, no qual foi possível identificar uma rede de problemas socioambientais no município através da espacialização das fotografias e das discussões promovidas com os alunos. As informações geográficas obtidas pelos alunos contribuíram para o processo de ensino e aprendizagem e, sobretudo, para aproximar a escola, o poder público municipal e a sociedade.

Texto Completo: PDF