Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino, Vol. 2, No 1 (2011)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA: TRABALHANDO COM AS NOÇÕES DE ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO

Léia Aparecida Veiga, Andresa Lourenço da Silva, Alan Alves Alievi

Resumo


Durante as aulas, dentre os conhecimentos apreendidos nas diversas disciplinas, que contribuem no decorrer dos períodos letivos para a ampliação da percepção espacial, destaca-se o cartográfico, um conhecimento presente na grade curricular da Geografia e que tem por objetivo despertar a percepção espacial no indivíduo, proporcionando ao mesmo o entendimento sobre o espaço físico que habita a partir de atividades que envolvam a leitura e produção de mapas. Mas, para tanto é necessário que o aluno seja inserido num processo contínuo de alfabetização cartográfica no decorrer do ensino básico. Objetivamos com esse artigo discutir sobre a alfabetização cartográfica e, principalmente, sobre a continuidade deste processo no tocante a orientação/localização, em especial ao trabalho com as noções de coordenadas geográficas. Para tanto além do levantamento e reflexão teórica também desenvolvemos e aplicamos atividades que envolviam orientação e localização em uma turma de 5ª série (6º ano) do Ensino Fundamental.

Texto Completo: PDF