Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino, Vol. 2, No 1 (2011)

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O ENSINO DE GEOGRAFIA NA PONTA DOS DEDOS

Francielle Taconi Pedro, Maria del Carmen Matilde Huertas Calvente

Resumo


Este trabalho busca compreender como ocorre o ensino de Geografia para alunos deficientes visuais, bem como entender o processo de inclusão destes alunos nas classes comuns da Educação Básica. É importante que o professor de Geografia utilize em suas aulas recursos e metodologias diferenciadas, e um dos recursos didático mais importantes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos deficientes visuais é o mapa tátil. A legislação vigente nas diferentes escalas – supranacional, nacional e estadual – preconiza que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas ou mentais, têm o direito ao acesso à educação formal pública e gratuita. Para tanto, realizou-se entrevistas com professores dos centros de atendimento especializado, com professores de Geografia que lecionam nas classes comuns em que os alunos deficientes visuais estão estudando, e, por fim, com os próprios alunos deficientes visuais, a fim de entender melhor o papel que os diferentes sujeitos exercem neste processo de inclusão.

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