Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino, Vol. 9, No 1 (2018)

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A PRÁTICA DA AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM SOBRE AS CONDIÇÕES HÍDRICAS ATUAIS.

Izabel de Faria, Ana Mara Dias Moreno, Elaine de Cacia de Lima de Lima Frick

Resumo


A Geografia constitui uma disciplina que ensinada em sala de aula muitas vezes não é compreendida pelos alunos. Considerando o desinteresse destes pela disciplina, o presente trabalho destaca como metodologia diferenciada a aula de campo no ensino de Geografia visando aproximar os discentes com a realidade em que estão inseridos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em despertar o interesse pela disciplina, proporcionar uma leitura crítica do espaço destacando a importância da aula de campo no ensino da Geografia. Assim, foi realizado com apoio do Subprojeto Geografia do PIBID/UFPR, uma aula de campo com os alunos do 1º ano do ensino médio, do colégio Estadual Flávio Ferreira da Luz (Curitiba - PR), tendo como tema as condições das águas superficiais e a qualidade destas. Por meio dessa prática pedagógica, observou-se que os discentes puderam compreender os conceitos discutidos em sala e também mostraram-se conscientes quanto à preservação dos rios.

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