Revista NUPEM, Vol. 8, No 15 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Modelagem matemática na educação básica: dificuldades apresentadas pelos professores recém-egressos formados em modelagem na perspectiva da educação Matemática

Amauri Jersi Ceolim, Ademir Donizeti Caldeira

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar e analisar algumas dificuldades de professores recém-egressos de cursos de Licenciatura em Matemática de instituições de ensino superior públicas do Estado do Paraná que cursaram a disciplina de Modelagem Matemática, na perspectiva da Educação Matemática, na graduação. A opção metodológica foi pela Análise Textual Discursiva. A coleta das informações foi realizada por meio de questionário e as análises mostraram pelo menos quatro categorias: a insegurança dos professores em utilizar a Modelagem em suas salas de aula; a formação insuficiente da própria Modelagem; a postura tradicional e conservadora do sistema escolar; e a dificuldade de promover o envolvimento dos alunos num ambiente de Modelagem.

Texto Completo: PDF


ISSN 2175-7429 Print
ISSN 2176-7912 Online

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.