Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.4, No.7 (2015)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

HABITANDO ESPAÇOS VIRTUAIS DA DISCIPLINA DE CÁLCULO I: APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO DE UM ALUNO CHAMADO “LEIBNIZ”

Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar possibilidades de aprendizagem na disciplina de CálculoI, em ações de interação em espaços virtuais. O texto é um recorte de uma pesquisa cujo objetivo foianalisar possibilidades de aprendizagem sobre Derivadas em espaços virtuais, desenvolvida com um grupode alunos da disciplina de Cálculo I. Os dados foram obtidos a partir da organização e desenvolvimento deatividades, propostas com o software Geogebra, em Ambiente Virtual de Aprendizagem e no WhatsApp.Neste artigo analisaremos o processo de aprendizagem de um dos alunos participantes da pesquisa, queidentificaremos como Leibniz. A pesquisa teve como referencial teórico os estudos de José ArmandoValente sobre “Estar Junto Virtual” e de Suely Scherer sobre atitudes de educador e educandos emambientes virtuais. Consideramos que a atitude de habitante de Leibniz no AVA e no WhatsAppoportunizou aprendizagens que emergiram na/a partir da interação com colegas e professor nesses espaçosvirtuais.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: