Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 5, No 9 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O ALUNO SURDO: REVENDO CONCEPÇÕES E CONSTRUINDO PARADIGMAS

Richard dos Santos Arroio, André Luiz Martins Pereira, Gisela Maria da Fonseca Pinto, Agnaldo da Conceição Esquincalha

Resumo


Esse trabalho apresenta um relato da experiência com a implementação de algumas atividades matemáticas diferenciadas em uma escola pública para alunos surdos, no Estado do Rio de Janeiro, nos dois anos finais do Ensino Fundamental. O trabalho realizado pela escola e as características gerais de seu público são apresentados e, em seguida, discute-se sobre o ensino de Matemática para alunos surdos. O percurso metodológico escolhido para as aulas é apresentado e sua implementação discutida, elencando os pontos positivos e negativos na exploração de conteúdos matemáticos. Por fim, a importância da visualidade e do uso de recursos dinâmicos é apontada como algo positivo no ensino de Matemática para alunos surdos.


Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: