Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 6, No 12 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DO EXERCÍCIO AOS CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO: A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Anaelize dos Anjos Oliveira, Laís Thalita Bezerra dos Santos, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa

Resumo


O presente artigo, tratando-se do recorte de um estudo maior, propõe-se a analisar como professoras dos anos iniciais trabalham com atividades diversas de Educação Financeira (EF), classificadas em diferentes ambientes de aprendizagem na perspectiva de Skovsmose (2000). O método consistiu na análise de oito atividades de EF de livros didáticos aplicadas por professoras em duas turmas (4º e 5º anos). Como resultado, aponta-se que dentre as oito atividades de EF analisadas, inicialmente categorizadas na perspectiva do exercício, cinco passaram para cenários para investigação após a observação da prática das professoras. Tal resultado chama a atenção para duas importantes considerações: 1) o material didático precisa estar bem formulado, de modo que as atividades por si só possibilitem aos alunos o desenvolvimento de reflexões acerca da EF; 2) a necessidade de que os professores tenham consciência diante do papel fundamental que exercem em sala de aula, de mediarem discussões e promoverem reflexões, indo além do que está posto nos livros didáticos. Defende-se, a necessidade de que haja mais atividades de EF com potencial para cenários para investigação nos livros didáticos, bem como a instrumentalização dos professores para que lidem com essa temática em sala de aula, vista a importância de tais profissionais para a condução das atividades em sala de aula.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: