Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.6, No 11 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ENSINO DE NÚMEROS NATURAIS ASSOCIADO À LITERATURA INFANTIL PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

Clodoaldo Valverde, Priscila Batista de Sousa, Eliane Pereira dos Santos

Resumo


Depois de um grande período histórico de eliminação, abandono e segregação de pessoas deficientes, tem-se, nas últimas décadas, a eclosão de movimentos nacionais e internacionais pela conquista de direitos humanos que requer que todas as pessoas, indiscriminadamente, tenham assegurados os mesmos direitos em sociedade, respeitando-se suas diferenças culturais, sociais e individuais, o que resulta no reconhecimento do direito das pessoas com deficiência à plena participação social. A pesquisa teve como objetivo investigar o uso da literatura infantil associada a jogos como recurso metodológico para ensino de números inteiros para alunos com Síndrome de Down. Nesta pesquisa, a partir da observação, desenvolveu-se como produto educacional um livro literário e jogos (jogo de cartas, dominó e software) que podem ser utilizados de diversas maneiras como recurso metodológico. Com os resultados obtidos pode-se indicar a importância do atendimento individual aos alunos com deficiência, a necessidade de diversificação de metodologias e a necessidade de respeito e valorização das particularidades do alunado.


Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: