Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 6, No 12 (2017)

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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E PREOCUPAÇÕES URGENTES: CENÁRIOS PROMOVEDORES DE EQUIDADE E JUSTIÇA SOCIAL

Guilherme Henrique Gomes da Silva, Renato Marcone, Gabriela Felix Brião, Marco Aurélio Kistemann Jr

Resumo


Neste artigo apresentamos preocupações urgentes da Educação Matemática Crítica por meio de Cenários que buscam problematizar a importância de se refletir sobre Equidade e Justiça Social no atual contexto em que vivemos. Num primeiro momento, apresentamos uma fundamentação teórica que estabelece entendimentos acerca de equidade e justiça social. Num segundo momento, apresentamos três crônicas que ilustram cenários que evidenciam a relevância dos temas centrais deste artigo. O objetivo principal do artigo é enfatizar que práticas promovedoras de equidade não podem estar desvinculadas de questões de justiça social, determinantes sociais, discussões sobre desigualdades sociais, bem como das disparidades socioeconômicas que provocam essas desigualdades.


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