Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 7, No 13 (2018)

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RELAÇÕES ENTRE O RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO E O RACIOCÍNIO PROBABILÍSTICO NA EJA

Ewellen Tenorio de Lima, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Resumo


No presente texto, são discutidos os achados de um estudo piloto de uma pesquisa de mestrado que buscou investigar as contribuições que a exploração de problemas combinatórios pode trazer para o raciocínio probabilístico e vice-versa. À luz da Teoria dos Campos Conceituais, foram consideradas, na construção do instrumento de coleta e no desenvolvimento do estudo, as diferentes situações que atribuem sentido à Combinatória e à Probabilidade, bem como as relações entre os conceitos de tais áreas da Matemática. A coleta de dados consistiu na proposição de oito problemas combinatórios (divididos em quatro blocos: produto cartesiano, arranjo, permutação e combinação) revisitados sob o olhar da Probabilidade a partir de 20 problemas (cinco referentes a cada bloco combinatório), em contexto de entrevistas clínicas individuais. Participaram do estudo oito estudantes da Educação de Jovens e Adultos, cursando os Módulos I, II, III e IV (equivalentes aos anos do Ensino Fundamental). A partir dos dados analisados, perceberam-se contribuições que surgem da resolução de problemas que relacionam Combinatória e Probabilidade, sendo o desempenho dos participantes diretamente influenciado pela escolaridade e pela idade dos mesmos. Defende-se, assim, que a articulação entre Combinatória e Probabilidade pode beneficiar o desenvolvimento de ambos os raciocínios em questão na EJA.


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