Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 7, No 13 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O DESIGN DE ATIVIDADES ABERTAS EM MATEMÁTICA

Fabiane Fischer Figueiredo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald

Resumo


Neste artigo apresentam-se os principais resultados obtidos com uma investigação, de cunho qualitativo, que ocorreu por meio da realização de um curso de extensão, em que as atividades propostas evidenciaram a perspectiva metodológica do Design de problemas com a utilização de Tecnologias Digitais. Nele, um grupo de alunas, de um curso de Licenciatura em Matemática, realizaram o Design de um problema do tipo aberto, que abordou um tema de relevância social. Para realizá-lo, elas executaram as fases: formação do grupo de designers; análise das necessidades; projeto/planejamento, desenvolvimento e implementação da primeira versão do problema; discussão e reflexão sobre a experiência adquirida; avaliação da primeira versão do problema; discussão e reflexão; e realização do re-design, para obter a segunda versão do problema. A segunda versão apresentou melhorias, que tiveram por base os comentários e as sugestões feitas por outro grupo, que resolveu a primeira versão do problema, e pela pesquisadora. Por meio dessa experiência, as futuras professoras tiveram a oportunidade de trabalhar colaborativamente, de tomar decisões e de discutir e refletir, o que contribuiu para que produzissem conhecimentos relativos ao Design de atividades abertas, que abordam temas de relevância social e que podem gerar a resolução de problemas, com a utilização das Tecnologias Digitais.


Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: