Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 7, No 14 (2018)

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COMPETÊNCIA PARA ENSINAR ESTRUTURAS ADITIVAS: SITUAÇÕES ELABORADAS POR PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS

Angélica da Fontoura Garcia silva, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Samira Fayes Kfouri da Silva, Ruy Cesar Pietropaolo

Resumo


Este artigo tem o propósito de analisar competências profissionais de professores de Matemática para ensinar os campos conceituais aditivos. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa diagnóstica, envolvendo 45 professores da rede pública estadual de São Paulo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram os protocolos de atividades as quais solicitavam aos professores a elaboração, individualmente e sem material de apoio, de situações-problema distintas envolvendo as estruturas aditivas. A análise da classificação das situações elaboradas foi baseada nos estudos de Vergnaud e da competência para ensinar essa estrutura apoiou-se nos estudos de Llinares.  Os resultados mostraram que a maioria das situações elaboradas foram prototípica e que a ideia de comparação não foi tão comum. Isso pode ser preocupante, uma vez que outras investigações identificaram que os estudantes tiveram mais dificuldade em raciocinar sobre as relações do que sobre quantidades. Disso pode decorrer que esse eixo se desenvolva na escola de forma superficial. Conclui-se que a compreensão dos diferentes significados das estruturas aditivas precisa ser contemplada na formação tanto inicial quanto continuada do professor. Assim ele poderá desenvolver essa competência para o seu ensino.

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