Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 7, No 14 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CONCEITO DE EQUAÇÃO PRESENTE NOS CADERNOS DO PROFESSOR E AS ZONAS DE PERFIL CONCEITUAL DE EQUAÇÃO

Cláudia de Oliveira Lozada, Ubiratan D´Ambrosio

Resumo


Neste artigo trazemos uma análise da noção de equação presente nos Cadernos do Professor (Matemática) que compõem a Proposta Curricular de Matemática do Estado de São Paulo, seguida da análise de como este conteúdo é apresentado em uma amostra de livros didáticos. Esta análise constitui elemento essencial, uma vez que buscamos compreender a maneira com que o currículo oficial e o material didático utilizado pela rede estadual de ensino tece e/ou abre possibilidades de relações com as zonas de perfis conceituais de equação e de que modo pode contribuir para a aprendizagem eficaz do conteúdo de equação. Em seguida, discorremos sobre os termos utilizados para nomear e/ou qualificar as questões de Matemática presentes nos Cadernos do Professor, em livros didáticos e no Saresp, fazendo uma diferenciação, além de trazer reflexões sobre a prova do Saresp do Ensino Médio. Os resultados constataram que o material relativo ao conteúdo equação possibilita o desenvolvimento de diversas zonas de perfil conceitual de equação, uma vez que há questões que possibilitam várias formas de resolução. 


Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: