Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 7, No 14 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

MANIFESTAÇÕES DA LINGUAGEM ALGÉBRICA EVIDENCIADAS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

André Luis Trevisan, Anna Flávia Magnoni Vieira, Jader Otavio Dalto, Loreni Aparecida Ferreira Baldini

Resumo


Neste trabalho apresentamos o resultado de uma investigação cujo foco foi analisar manifestações da linguagem algébrica evidenciadas na produção escrita dos alunos de um quinto ano do Ensino Fundamental, na resolução de uma tarefa envolvendo conceito de perímetro. Para tanto, levantaram-se alguns questionamentos: Que tipo de linguagem os alunos utilizam ao realizar a tarefa?Que simbologia surge dentro de cada linguagem adotada por eles?Como resultado, identificamos o uso da linguagem retórica (natural) foi mais recorrente em uma primeira parte da tarefa, embora alguns grupos “ousaram” tipos de linguagens além da linguagem natural (em sua maioria, sincopada, e em alguns grupos, algébrica). A discussão coletiva promovida a partir das respostas dos alunos, e a posterior sistematização orquestrada pela pesquisadora, evidenciou, na resolução da segunda parte da tarefa, a mobilização e interpretação de símbolos matemáticos segundo uma forma de pensamento mais sintética. 

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: