Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 8, No 16 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE TIRO AO ALVO PARA EVIDENCIAR CONCEITOS E PROPRIEDADES DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL MOBILIZADOS POR ALUNOS DA ESCOLA ELEMENTAR

Thaís Coelho do Nascimento Silva, José Luiz Magalhães de Freitas

Resumo


No presente artigo apresentamos uma discussão acerca de conhecimentos de alunos com dificuldade de aprendizagem dos anos iniciais referentes ao Sistema de Numeração Decimal (SND) manifestados diante de atividades realizadas com o uso de jogos. Para tanto, nos concentramos em analisar conceitos e propriedades mobilizados pelos alunos, bem como as representações semióticas que eles utilizaram. Os sistemas de representações semióticas empregados foram o numérico, da língua natural, assim como representações próprias dos alunos investigados sem regras claras e bem definidas. Para desenvolvimento do trabalho de pesquisa nos apoiamos na construção de uma sequência didática inspirada nos princípios da Engenharia Didática.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: