Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 8, No 16 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UMA ABORDAGEM HISTÓRICA E TECNOLÓGICA PARA O ENSINO DA CONSTANTE DE EULER

Daniel de Jesus Silva, Victor Giraldo

Resumo


As mudanças que desejamos que aconteçam no contexto educacional requer metodologias inovadoras, incluindo a História da Matemática e as Tecnologias Digitais em Atividades Investigativas como possibilidade metodológica usada no componente curricular de Cálculo diferencial e Integral. Este artigo relata práticas docente em um estudo que analisou como o uso da História da Matemática em uma inter-relação com Tecnologias Digitais em Atividades Investigativas pode contribuir para a construção do conhecimento de matemática, especificamente a constante de Euler. A participação do professor e de 15 estudantes do curso de Licenciatura em Matemática Universidade do Estado da Bahia (UNEB) alicerçou a investigação. Para desenvolver uma aprendizagem eficaz, o uso da História da Matemática em uma inter-relação com Tecnologias Digitais em Atividades Investigativas deve ser criteriosamente planejado, a fim de que possam auxiliar na compreensão do conteúdo a ser estudado. Espera-se por meio deste trabalho que o professor de matemática possa compreender a importância do uso coerente da História da Matemática em confluência às Tecnologias em Atividades Investigativas em sala de aula, admitindo-os como ferramentas importantes que auxiliam a sua prática pedagógica para tornar o estudo de matemática mais prazeroso, instigante e o seu aprendizado mais efetivo.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: