Revista Paranaense de Educação Matemática, V. 8. N. 15 (2019): O Programa Observatório da Educação – OBEDUC em foco

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

REFLEXÕES DE UMA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A PARTIR DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO

Nickson Moretti Jorge, Patrícia Sandalo Pereira

Resumo


O artigo traz um recorte da dissertação de mestrado intitulada "Reflexões sobre a prática docente de um professor de matemática a partir da pesquisa colaborativa", vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Esta pesquisa foi atrelada ao projeto em rede denominado “Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática na Educação Básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste”, no Programa Observatório da Educação - OBEDUC, financiado pela Capes. Neste artigo, temos como objetivo apresentar algumas contribuições do Programa Observatório da Educação – OBEDUC para a formação continuada de professores de Matemática a partir dos movimentos propiciados pela pesquisa colaborativa. Como referencial teórico-metodológico, utilizamos a pesquisa colaborativa. Concluímos que, a partir do Programa OBEDUC, o movimento propiciado pela pesquisa colaborativa, por meio da espiral reflexiva ampliada, possibilitou diálogos reflexivos, levando os partícipes a mudanças de suas práticas, por meio dos significados e das ressignificações de suas práticas docentes.


Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: