Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 8, No 16 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DA PROPRIEDADE OPERATÓRIA LOGARITMO DO PRODUTO: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

Eder Marinho Martins, Wenderson Marques Ferreira, Edmilson Minoru Torisu

Resumo


Um número considerável de estudantes dos cursos de licenciatura em Matemática chega à universidade com dificuldades em conteúdos do ensino básico que são pré-requisitos para disciplinas da graduação, particularmente o conteúdo de funções, fundamental para as disciplinas de cálculo. Os logaritmos são um exemplo bastante representativo de conteúdo no qual os estudantes apresentam dificuldade. Nesse estudo qualitativo, realizado com quatro estudantes do curso de licenciatura em Matemática de uma universidade pública brasileira, utilizamos o GeoGebra como recurso didático para a visualização/compreensão das propriedades dos logaritmos. Utilizamos a descoberta guiada por um roteiro que permitiu aos estudantes visualizarem e compreenderem as propriedades. Para coletar as impressões em relação à atividade, um questionário foi aplicado. Os resultados mostraram que os estudantes puderam: compreender, com mais clareza, a propriedade do logaritmo do produto por meio da visualização e intervenção do professor; criar conjecturas a respeito de como seria a extensão das ideias para o logaritmo do quociente; criar situações, dentro da atividade, para suscitar reflexões acerca do conteúdo que pudessem, como resultado, gerar discussões que promovessem um avanço no repertório de conhecimentos dos estudantes.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: