Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.2, No.2 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PROBLEMAS COMBINATÓRIOS INVERSOS RESOLVIDOS POR ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Juliana Azevedo, Julia Calheiros, Rute Borba

Resumo


O presente artigo objetiva levantar e analisar os conhecimentos de 20 alunos do 9º ano do EnsinoFundamental (EF) e de 10 alunos do 3º ano do EnsinoMédio (EM) em relação ao raciocínio combinatóriocom quatro tipos de problemas inversos. Para isso,foram aplicados dois tipos de teste diferentes comosparticipantes da pesquisa. Ambos os tipos de testeeram compostos pelas mesmas oito situações-problema(duas questões para cada tipo de problema:produtocartesiano,combinação,arranjoepermutação),sendo diferenciados apenas pela ordenação dessas situações. Verificou-se um baixo desempenho nosproblemas combinatórios inversosem ambos os anos de ensino pesquisados, embora osalunos do EMtenham se saído um pouco melhor. Com isso, foram observadas diferenças significativas no desempenhototal do 9º ano do EF quando comparado ao desempenho total do 3º ano do EM, mas, as diferençassignificativas por tipo de problema foram observadas apenas nos problemas que envolvemprodutocartesiano. Dessa forma, os alunos do final do EF e do finaldo EM evidenciam ainda nãocompreenderem relações combinatórias inversas, o que pode ser foco de ensino para um desenvolvimentomais amplo de seus raciocínios combinatórios.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: