Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.2, No.2 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

INTERAÇÃO E USO DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA EaD: UMA ANÁLISE DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Daiane dos Santos Pereira Corrêa, Suely Scherer

Resumo


O presente artigo tem por objetivo identificar e analisar o modelo de interação presente na proposta deEducação a Distância de um curso de Licenciatura emMatemática de uma universidade pública.Apresentam-se dados de questionários aplicados a acadêmicos e professores do curso, em que sãoanalisados os usos do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a partir do referencial teórico deValente (2005; 2011), que classifica as abordagensda EaD, a partir da interação, em “Broadcast”,“Virtualização da Escola”, e “Estar junto Virtual”. A partir das análises,percebeu-se que não é possíveldefinir um único modelo de interação para o curso,pois alguns professores do curso apresentamcaracterísticas de uso do ambiente virtual de aprendizagem em uma abordagem “Broadcast”e outros emuma abordagem da“Virtualização da Escola Tradicional”.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: