Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.3, No.4 (2014): Formação de Professores para o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PARA OS ANOS INICIAIS NO ÂMBITO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: O CASO DA PROFESSORA MARGARIDA

Angélica da Fontoura Garcia Silva, Tania Maria Mendonça Campos, Ruy Cesar Pietropaolo

Resumo


O objetivo deste artigo é o de apresentar o resultado de uma investigação a respeito do conhecimentonecessário aos professores que atuam nos anos iniciais da Educação Básica para ensinar Matemática.Este estudo foi desenvolvido no âmbito do Projeto Observatório da Educação. Os dados foramcoletados por meio de observações diretas, gravações, questionários, entrevistas e relatórios reflexivossobre a aplicação de atividades aos alunos. A análise dos dados fundamentou-se nos estudos deSerrazina, Shulman e Ball que tratam do conhecimento profissional ou da reflexão. Este estudo revelaque as experiências vivenciadas durante a de formação favoreceram o processo de (re) significação deconteúdos matemáticos e de seu ensino além da reflexão sobre a prática.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: