Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.3, No.5 (2014)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ENSINO DA MATEMÁTICA NO CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA: IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Célia Barros Nunes, Minervina Joseli Espíndola Reis, Juliana Pimenta Bichara

Resumo


Este trabalho tem como propósito apresentar uma pesquisa realizada com discentes do curso dePedagogia do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus X, a fimde verificar se eles consideram possuir conhecimentos e competências matemáticas básicas para ministraros conteúdos e alcançar os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemáticano ensino fundamental. O resultado da pesquisa favoreceu vários questionamentos e reflexões sobre oprocesso de formação do professor que atua nos primeiros anos no ensino fundamental e o modo comoele se relaciona com a matemática. Pelo que se pôde depreender do estudo, há necessidade de garantir umespaço a mais na formação dos educadores a fim de contemplar os conhecimentos matemáticos básicosnecessários para atuar nos primeiros anos, onde são construídas as bases da formação matemática. Dandoprosseguimento à pesquisa, a proposta é organizar grupos de estudos e minicursos para os discentes docurso de pedagogia, por reconhecer a importância do saber matemático nas relações sociais e no processode formação do pedagogo. Para tanto, é de fundamental relevância a participação dos alunos dalicenciatura em matemática a fim de buscar uma maior interação entre os pares.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: