Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.3, No.5 (2014)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

TRILHAS PARA A ANÁLISE DA COMPREENSÃO DO DISCURSO DO PROFESSOR PELOS ALUNOS

Pedro Lucio Barboza, Rômulo Marinho do Rêgo, Jonei Cerqueira Barbosa

Resumo


Este estudo teórico faz uma análise de alguns conceitos Bakhtinianos, ilustrando com um exemplo deenunciado, a possibilidade de existirem níveis intermediários de compreensão entre a compreensãopassiva e a ativa plena. Tem por objetivo desenvolver elementos com potencialidade para analisar comoos alunos compreendem o discurso do professor nas aulas de matemática a partir da teoria da linguagemde Bakhtin apresentando a noção teórica de compreensão intermediária.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: