Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.3, No.5 (2014)

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MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM RESOLUÇÕES DE TAREFAS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli

Resumo


Este artigo apresenta um estudo a respeito da manifestação do pensamento algébrico elementar realizadoem uma escola pública municipal de Apucarana - PR. Para tanto, assumimos a Early Algebra como áreade pesquisa e tivemos como objetivo identificar, analisar e discutir características do pensamentoalgébrico elementar nas produções escritas de oito tarefas da Early Algebra aplicadas a estudantes do 5°Ano do Ensino Fundamental I. Concluímos, a partir das respostas, indagações e afirmações dos estudantesdurante a aplicação das tarefas, que houve manifestação de pensamento algébrico elementar, pois osestudantes notaram e ousaram exprimir operações aritméticas das tarefas, bem como, expuseram seuspensamentos, mostrando que, mesmo não tendo habilidades com uma linguagem simbólica algébrica, têmcondições de trabalhar aspectos relacionados ao pensamento algébrico elementar. Além disso,construímos, com base nas resoluções das tarefas propostas pelos estudantes, cinco categorias querefletem as características do pensamento algébrico elementar apresentadas: estabelecimento derelações/comparações entre as informações da tarefa; utilização de diferentes notações/representações;generalização; compreensão de propriedades matemáticas importantes e regularidades.

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