Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.3, No.5 (2014)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: OS SABERES ADQUIRIDOS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA1

Klinger Teodoro Ciríaco, Leny Rodrigues Martins Teixeira

Resumo


Neste artigo descrevemos alguns resultados de uma pesquisa de mestrado em educação que teve comoobjetivo compreender, a partir do discurso de professoras polivalentes, qual é a formação matemáticaadquirida durante a formação inicial. Para o desenvolvimento do estudo optamos por uma abordagemqualitativa de caráter descritivo-analítico. Ao final do estudo, conclui-se que: (1) a formação inicial dosprofessores tem se mostrado insuficiente quanto aos conteúdos matemáticos e um pouco distante dasreformas curriculares; (2) a Matemática é pouco enfatizada no contexto dos cursos de Pedagogia e/ouMagistério, razão pela qual as professoras centralizam sua prática na Alfabetização; (3) existe uma fortetendência no ensino de números e sistema de numeração, conteúdo que elas demonstram ter maiorconhecimento; (4) os procedimentos de classificação, seriação, inclusão, entre outros, são trabalhadoscomo sendo conteúdos matemáticos. Diante dos resultados, concluímos a pesquisa alertando para anecessidade de se repensar a formação docente, tanto inicial quanto continuada, tendo a escola como lócusde aprendizagem dos professores em uma articulação contínua entre teoria e prática, assim como oaprimoramento dos conceitos matemáticos elementares para a infância, pois é significativa a dificuldadedos professores ao trabalharem com o ensino de Matemática.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: