Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.3, No.5 (2014)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PRESENTES NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Rodrigo Tadeu Pereira da Costa, Marcio Antonio da Silva

Resumo


Este trabalho analisa os projetos pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Matemática cujos conceitosforam 5 (nota máxima) ou 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) no ano de2008. O objetivo foi relacionar as competências e habilidades presentes nos projetos pedagógicos dessescursos em comparação às apresentadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos deMatemática. O referencial teórico utilizado neste estudo abordou produções sobre o conceito decompetências profissionais. Como referencial metodológico, utilizou-se a abordagem mista. Os dezenoveprojetos incluídos no estudo condensaram amostras de todas as regiões do país e, como resultado, foipossível avaliar que, enquanto as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemáticavalorizam mais as competências ligadas às categorias “organização de propostas de aprendizagemmatemática” e “desenvolvimento de estratégias matemáticas que favoreçam a progressão dasaprendizagens”, os projetos pedagógicos realçam as categorias “conhecimento de questões sociais,históricas e da atualidade”. Contudo, alguns projetos pedagógicos apresentam competências idênticas (ousimilares) às Diretrizes e, em outros, ocorrem similaridades em relação às competências entre si.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: