Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.4, No.6 (2015)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE REGISTROS ORAIS E ESCRITOS

Louise dos Santos Lima, Cláudia Segadas

Resumo


Este trabalho apresenta uma investigação realizada com alunos do 9o ano do EnsinoFundamental utilizando a metodologia de ensino–aprendizagem de matemática via resolução deproblemas. Tem como objetivo verificar o desempenho dos alunos em uma situação em que são chamadosa formularem um problema a partir de uma figura dada. Analisaremos, entre outros aspectos, a expressãooral e escrita destes alunos. Em geral verificamos que os alunos compreendem algumas estruturasnecessárias para compor um problema, mas têm dificuldade na passagem da fala para a escrita, o quesugere mais atenção por parte dos professores para auxiliar nesta passagem.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: