Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.4, No.6 (2015)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

LEITURA E ESCRITA NA MATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E NUMERAMENTO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Janeisi de Lima Meira, Robson A. Barata de Medeiros, Marisa Rosâni A. da Silveira

Resumo


No presente trabalho apresentamos uma análise da interface entre leitura e escrita namatemática, procurando esclarecer que o termo alfabetização não deve ser considerado apenas para oensino de língua materna, pois se busca o ensino por meio do par letramento-numeramento em que sedeve reconhecer que esses processos ocorrem paralelamente. Salientamos que o procedimento de seguirregras acontece tanto na língua natural como na matemática e convergem para a aprendizagem de ambas.Conclui-se que as dificuldades com as habilidades em domínio de conceitos matemáticos são oriundas dafalta de domínio da leitura e escrita nos processos de ensino e de aprendizagem da matemática.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: