Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol.2, No.3 (2013)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ALGUNS ENTENDIMENTOS A RESPEITO DE MATEMÁTICA E DE SEU ENSINO DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA

Eliane Maria de Oliveira Araman, Helenara Regina Sampaio

Resumo


Este estudo procura analisar alguns entendimentos a respeito de matemática e de seu ensino de estudantes

 

do curso de Licenciatura em Pedagogia que, possivelmente, vão ensinar matemática nos anos iniciais do

 

Ensino Fundamental. A investigação, de natureza qualitativa, foi desenvolvida com vinte alunas

 

matriculadas regularmente no curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade estadual do norte

 

do Paraná. Para a coleta dos dados, utilizamos um questionário que procurou investigar alguns

 

entendimentos de tais alunas no que diz respeito à matemática e ao seu ensino. Os resultados evidenciam

 

que as mesmas apresentam uma compreensão do que é matemática que precisa ser ampliada, pois tais

 

entendimentos podem influenciar a maneira como ensinam matemática.

 

 


Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico semestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados: