Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 7, No 13 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Educação Matemática de Jovens e Adultos: uma alternativa para uma aprendizagem significativa

Thais Dutra da Hora, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Rudolph dos Santos Gomes Pereira

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar características na produção de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que possam denotar a aprendizagem de conceitos matemáticos. O quadro teórico que sustenta as análises empreendidas tem como base a Modelagem Matemática na Educação Matemática e a Teoria de Aprendizagem Significativa. A análise dos dados foi feita com base em dados coletados por meio de registros escritos dos alunos durante o desenvolvimento de atividades em sala de aula, da gravação em áudio do discurso dos alunos e de mapas conceituais por eles elaborados sobre o desenvolvimento da atividade. O processo analítico foi feito utilizando a metodologia de análise de conteúdo. Resultados sinalizam que no início da familiarização dos alunos com atividades de modelagem matemática, a inteiração dos alunos com a atividade se concentra nas informações entregues pela professora, o uso de modelos matemáticos aritméticos fica evidente na prática matemática dos alunos, que interpretados como conhecimentos prévios possibilitam a inteiração entre alunos e professora ao discutirem meios de resolver a situação-problema identificada na atividade. 

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados:

                                 

 

 

Licença Creative Commons

Os artigos da Revista Paranaense de Educação Matemática estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.