Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 9, No 20 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PERSPECTIVAS TEÓRICAS DE FORMAÇÃO, SABERES E IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE PRESENTES EM PESQUISAS SOBRE O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

Carlos Ian Bezerra de Melo, José dos Santos Ferreira, Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Marcília Chagas Barreto

Resumo


As pesquisas em Educação Matemática têm voltado-se cada vez mais para a formação do professor que ensina Matemática , e para temáticas emergentes nesse campo, como, por exemplo, a identidade e os saberes docentes. Assim, este estudo objetiva identificar os aportes teóricos específicos acerca da formação docente utilizados em pesquisas educacionais que abordam saberes e identidade profissional do professor que ensina Matemática. Para tanto, busca responder às seguintes questões: que perspectivas teóricas e abordagens são empregadas? A partir de que teorias de formação, autores e obras de referências se estruturam as pesquisas? E quais discussões no âmbito da formação docente tais pesquisas encaminham? Metodologicamente, utilizou-se pesquisa do tipo Estado da Questão, investigando dissertações e teses em bases de dados brasileiras. Como resultados apontamos a necessidade de maior fundamentação teórica acerca dos conceitos e discussões em torno da área de formação docente, bem como de maior articulação entre as categorias identidade docente e formação de professores nas pesquisas investigadas. Aponta-se, ainda, a coerência e consistência de fundamentação teórica em se tratando do tópico saberes da docência.

Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados:

                                 

 

 

Licença Creative Commons

Os artigos da Revista Paranaense de Educação Matemática estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.