Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 9, No 20 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

IDENTIFICAÇÃO DE TEMÁTICAS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO POR MEIO DE REDES SEMÂNTICAS

Verônica Cerqueira dos Santos, Marcos Grilo

Resumo


Este trabalho objetiva identificar as temáticas relevantes presentes nos trabalhos de conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Feira Santana-BA. O método da nossa pesquisa fundamenta-se na Teoria de Redes, um campo científico utilizado para compreender padrões de conexões ou interações entre entidades. A partir dos títulos dos trabalhos de conclusão do curso (TCC), construímos redes semânticas onde os vértices são palavras com significado intrínseco e arestas foram estabelecidas se duas palavras estão presentes em um mesmo título. Os resultados encontrados apontam que as temáticas dos TCC possuem aderência ao Projeto Pedagógico do Curso que tem como um de seus princípios desenvolver pesquisas com reflexões sobre o ensino da Matemática.


Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados:

                                 

 

 

Licença Creative Commons

Os artigos da Revista Paranaense de Educação Matemática estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.