Revista Paranaense de Educação Matemática, Vol. 9, No 20 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A SEÇÃO CANTINHO DO SÁBIO NA REVISTA O ECO: UM OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA

Silvio Luiz Martins Britto, Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer

Resumo


O artigo analisa edições da revista O ECO, com ênfase para os conhecimentos matemáticos na seção Cantinho do Sábio. Como o tema se insere na História da Educação Matemática no Rio Grande do Sul, este estudo qualitativo e documental se ampara na história cultural para análise de edições da revista, editada pelo Colégio Anchieta de Porto Alegre, para a mocidade brasileira, no período de abril de 1914 até o final de 1969. Seu público-alvo era a comunidade escolar e a mocidade católica brasileira, apresentando-se conteúdos religiosos e morais e de formação geral.  O Cantinho do Sábio fez parte da revista de 1940 a 1962, por meio de charadas, enigmas, desafios e outras atividades de passa tempo, envolvendo diferentes áreas do conhecimento. A Matemática aparece por meio de enigmas, problemas e curiosidades, valorizando o pensamento lógico-matemático do leitor com desafios, premiando os leitores com suas soluções corretas. Os conhecimentos matemáticos envolvem aritmética, geometria e álgebra, com foco no desenvolvimento de habilidades para o cálculo escrito e mental, raciocínio lógico e resolução de problemas. Dessa forma, os editores da revista buscavam despertar o interesse e curiosidade da mocidade estudiosa, contribuindo para formação da juventude católica nos colégios onde essa revista  circulava.


Texto Completo: PDF

A Revista Paranaense de Educação Matemática, periódico quadrimestral da Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão, está indexada nas seguintes bases de dados:

                                 

 

 

Licença Creative Commons

Os artigos da Revista Paranaense de Educação Matemática estão licenciados com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.